O corpo do Bispo Emérito Dom Roberto Gomes Guimarães foi sepultado no sábado, 31, na cripta da Catedral do Santíssimo Salvador, em Campos. A cerimônia de exéquias, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, reuniu centenas de fiéis, padres e autoridades civis. O último bispo a ser sepultado na cripta da Catedral havia sido Dom João Corso, em 2014.
Dom Roberto morreu na última quinta-feira (29), aos 89 anos, em sua residência no Parque Leopoldina. Ele foi Bispo de Campos por 15 anos e renunciou por problemas de saúde. Chegou a fazer cirurgia cardíaca. Desde julho do ano passado, vinha recebendo cuidados paliativos com apoio das irmãs do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Em mensagem oficial, o Vaticano expressou pesar pelo falecimento. O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, enviou um telegrama ao Bispo Dom Roberto Francisco, por meio do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. No texto, o cardeal informou que o Papa Leão XIV recebeu com profundo pesar a notícia da morte de Dom Roberto e concedeu a bênção apostólica aos familiares, ao clero e a todos os fiéis da Diocese.
“O Romano Pontífice exprime as suas mais sinceras condolências a vossa excelência e a todos aqueles que se beneficiaram do pastoreio humilde e abnegado. E lembra, com gratidão, dos diligentes esforços pela unidade e comunhão entre todos os membros da Igreja, que marcaram o seu ministério episcopal”, declarou Parolin.
