Após passar por uma reforma completa e receber obras de ampliação, a Creche Municipal Professor João Rodrigues Pinto, no bairro de Fátima, voltou a atender seus 131 alunos nesta segunda-feira (31). O retorno ao prédio renovado foi comemorado por pais e funcionários, que destacaram as melhorias na segurança e infraestrutura da unidade.
“A escola está muito bonita! Colocaram as grades, oferecendo mais segurança para nossos pequenos. A gente está muito feliz e a Prefeitura está de parabéns por essa escola maravilhosa”, afirmou Cleidiane da Silva Freitas, mãe de Enzo Gabriel, aluno da unidade há dois anos.
Para atender à crescente demanda, foram construídas quatro novas salas de aula amplas e um novo banheiro com chuveiros, sanitário e lavatório. O espaço também ganhou um playground coberto entre o novo anexo e o prédio já existente. Além disso, os banheiros antigos passaram por reformas, e o pátio foi revitalizado.
Entre outras melhorias estruturais, as janelas pivotantes foram substituídas por modelos de correr, reduzindo riscos de acidentes. Já as portas receberam visor, puxador e amortecedor. A escola também ganhou um corredor interno, facilitando a circulação entre as áreas externas e internas.
Outro avanço foi a substituição da cobertura antiga de amianto por um telhado colonial, garantindo maior conforto térmico. Também foram realizadas trocas de telhas danificadas e impermeabilização das calhas para evitar infiltrações.
A unidade oferece atendimento de creche e pré-escola em dois turnos. Além das melhorias estruturais, a escola recebeu nova mobília e materiais pedagógicos. “Muito bom estarmos de volta à nossa casa toda reformada, com muitos brinquedos, salas arejadas e ventiladas para as nossas crianças. Estamos muito felizes!”, afirmou a diretora Fernanda Nunes.
As obras foram acompanhadas pelas secretarias municipais de Obras e Serviços e de Educação. Durante a reforma, as aulas foram mantidas em módulos climatizados para garantir a continuidade do ensino.
“A nossa secretaria vem cada vez mais reestruturando a rede de ensino para oferecer espaços físicos adequados, com segurança, conforto e condições para desenvolver uma educação humanizada”, destacou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
*com informações da Prefeitura de SJV