São João da Barra dá mais um passo importante na segurança pública com a implantação de câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas em pontos estratégicos, que se somam a mais de 200 equipamentos de videomonitoramento fixos e speeds já instalados em todos os distritos do município. Com as novas ferramentas tecnológicas e à adesão ao programa “190 Integrado” da Polícia Militar, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, proporciona à população uma resposta mais rápida e eficiente no combate à criminalidade.

O início da operação do novo sistema foi divulgado pela própria prefeita Carla Caputi, que ressaltou a importância do trabalho integrado das forças de segurança.

“Para auxiliar com mais e melhores ferramentas as forças da Polícia Militar e da Polícia Civil, iniciamos a implantação de câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, além de todo monitoramento que já temos em nossa cidade. Essas novas ferramentas irão apoiar as investigações e dar mais informações às forças de segurança. Mesmo não sendo competência constitucional direta do município, entendemos que podemos e devemos contribuir, garantindo mais segurança para todas as famílias. Esperamos que nossa ação fortaleça ainda mais a atuação das forças de segurança do Estado, tornando-as cada vez mais eficientes”, disse a prefeita Carla Caputi.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, além de acompanhadas em tempo real, 24 horas por dia, pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do município, a partir do convênio “190 Integrado”, as câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas passam a estar disponíveis também à central da Polícia Militar, otimizando o atendimento de ocorrências. Por questões estratégicas, os equipamentos instalados não terão seus locais e nem a quantidade divulgados.

“Já estamos com essas novas câmeras funcionando, mas podemos dizer que ainda estamos em fase de testes para a ampliação, já autorizada pela prefeita com a compra de mais equipamentos, que precisam ser de boa resolução. Estamos priorizando pontos de grande movimentação de pessoas do nosso município, principalmente locais que recebem o maior fluxo de visitantes. Com o ‘190 Integrado’, não só as câmeras reconhecimento facial e leitura de placas estarão sendo disponibilizadas à central da Polícia Militar, mas todas as mais de 200 câmeras que temos em funcionamento. Dessa forma, quando alguém aciona o 190, a câmera mais próxima ao chamado será aberta automaticamente para o atendente, possibilitando que a ocorrência seja acompanhada em tempo real naquele local onde há equipamentos de monitoramento”, destacou Campinho.

Integração por resposta cada vez mais ágil – Ainda segundo o secretário, a instalação e a integração das novas câmeras proporcionam agilidade no atendimento e se tornam aliadas importantes de investigação para a Polícia Civil, por exemplo. O videomonitoramento de reconhecimento facial e leitura de placas está integrado a um software disponibilizado pela Polícia Militar, que reúne outros municípios que aderiram ao convênio.a

“O ‘190 Integrado’ disponibiliza para a gente uma ferramenta pelo WhatsApp que é o ‘Alerta e Reconhecimento Facial’, que reúne todos os batalhões do estado e São João da Barra já está incluído, por meio do 8º BPM. Uma vez inserida uma informação sobre um suspeito, criminoso, desaparecido ou até sobre um veículo, se a localização for feita por alguma câmera de reconhecimento facial ou de leitura de placas do estado que faz parte do sistema, o batalhão daquela região é imediatamente acionado para enviar a equipe mais próxima até a ocorrência”, pontuou Campinho.

Ele exemplificou situações nas quais a nova tecnologia implementada pela Prefeitura pode contribuir. “Se um foragido da Justiça de qualquer lugar estiver aqui em SJB e passar por uma dessas câmeras de reconhecimento facial, ele vai ser localizado. Se a gente inserir a foto de um desaparecido do nosso município no sistema ele pode ser identificado por câmeras de reconhecimento de diferentes cidades”, revelou.

Com a leitura de placas, as polícias vão passar a contar um banco de dados de veículos que circulam em São João da Barra, o que pode ajudar a localizar veículos que foram roubados ou furtados, além de outros utilizados para a prática de crimes no município.

A exemplo do que acontece na ExpoBarra de 2024, em novembro, quando o novo sistema foi testado em projeto piloto, todos os principais eventos de SJB contarão com a nova tecnologia de videomonitoramento.

Além de serem vigiadas no Ciosp e na central da PM, câmeras são acompanhadas também nas cinco Bases Integradas de Segurança, mantidas pela Prefeitura e instaladas em Cajueiro, Chapéu de Sol, Grussaí, Açu e na cabeceira da Ponte Integração Deputado João Peixoto.

Share.
Exit mobile version