[

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São João da Barra, por meio da Coordenação de Gestão Escolar, promoveu nesta segunda-feira, 13, na Câmara Municipal, a II Formação Continuada direcionada aos gestores escolares da rede municipal de ensino. O encontro marcou mais um passo importante na construção de uma educação participativa e de qualidade.

O secretário de Educação, Daniel Damasceno, fez a abertura da formação. Para ele, “reforçar e reestruturar os Conselhos Escolares é um passo importante para consolidar uma cultura de participação ativa em nossas unidades, em que cada decisão seja fruto da construção coletiva e do compromisso com o futuro dos nossos estudantes”.

Esta foi a segunda etapa da formação, que aprofundou o debate sobre Gestão Democrática. A proposta foi fomentar práticas colaborativas, participativas e ativas, valorizando a escuta da comunidade escolar e local. A primeira formação abordou os desafios cotidianos da gestão escolar e a prática da Comunicação Não Violenta.

A Formação de Gestores foi organizada pelas coordenadoras Raquel Motta, Dayse Medina e Maria de Fátima Rangel, que vêm conduzindo o processo de fortalecimento das práticas de gestão democrática no município.

O encontro contou com a presença da professora Keila Carvalho dos Santos Rêgo, vice-presidente do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE) e articuladora atuante no município de São João de Meriti.

A palestrante compartilhou suas experiências e contribuiu para o debate sobre a reestruturação dos Conselhos Escolares em São João da Barra, iniciativa que vem sendo construída desde agosto, com o apoio da presidente do GAFCE, professora Márcia Corrêa, da Coordenadoria Geral e das articuladoras municipais.

Segundo a subsecretária de Educação, Janaína Neto, a meta da Secretaria é fortalecer o desenvolvimento de cada unidade educacional, respeitando suas particularidades e promovendo igualdade e equidade.“A reestruturação dos Conselhos Escolares segue orientação da esfera federal e visa transformar o ambiente escolar em um espaço de decisões conjuntas, promovendo uma educação mais democrática e eficaz”, explicou.

A formação é fruto de um processo contínuo de diálogo, que inclui reuniões de alinhamento com o secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno. Recentemente, diretores escolares participaram do Encontro Regional em Macaé, iniciativa que reacendeu o compromisso coletivo de ampliar e valorizar os espaços de decisão nas unidades de ensino.

Share.
Exit mobile version