Policiais civis do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) realizam, nesta quarta-feira (20), uma operação contra suspeito de envolvimento no golpe do falso advogado. A ação é parte da Operação Lex Falsa, da Polícia Civil de Santa Catarina. Além de Campos, também são cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio; e no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Três suspeitos foram presos: Lucas Silvério Custódio, Fábio Lúcio Borges Pereira e Carlos Henrique Couto das Neves.
Os alvos da operação são pessoas físicas e jurídicas que usavam a identidade de advogados catarinenses e e dados de processos judiciais para obter vantagem financeira ilícita. Com os dados em mãos, os criminosos fazem contato com as vítimas se passando por seus advogados.
Os suspeitos utilizam documentos verdadeiros ou fabricados — como sentenças ou guias de pagamento — e, assim, solicitam o depósito de custas processuais inexistentes com a promessa de liberação de valores, induzindo um grande número de pessoas a erro e lucrando com a fraude. A investigação constatou que houve envolvimento de pessoas do Rio de Janeiro e de outros estados no esquema.